Viver a Arte do Mundo



Baseando-me em grandes pensadores da humanidade, independente de suas profissões ou doutrinas como Chico Xavier, Khalil Gibran e Abrhão Lincoln que muitas vezes profetizaram a seguinte frase: a simplicidade é o ultimo degrau da sabedoria, baseando-me em Maslow também e sua famosa pirâmide de necessidade, resolvi expor algo que a sociedade faz questão de eliminar ou limitar nos indivíduos que nela estão inseridos, e muitos não percebem.
Segundo Maslow todo e qualquer individuo é dotado de necessidades que servem como combustível para a existência humana são elas :
As Necessidades básica ( Comer, Beber etc..), as de segurança ( Roupa, Casa, Sapato etc...) as Sociais ( Grupos de Referencia, Amigos, rede de contato, interação com grupos sejam grupos musicais, esportivos etc...) a de Status ( Aceitação, mostrar valor, mostrar valor simbólico, conquista do ego, se sentir ostentato) e as da auto realização ( Maturidade, sonhos alcançados etc...) alguns acrescentam a espiritualidade como o ultimo item da pirâmide. Com essas necessidade os indivíduos traçam inconscientes ideais ou motivações para seguir sempre em frente.
Porém, aqueles que não lutam ou não seguem religiosamente a pirâmide, ou as regras impostas pela sociedade, as regras de conduta, as regras comportamentais, as regras de vestimenta, de fala, são fatalmente aniquilados, excluídos, taxados de doidos ou rebeldes, de malucos ou revolucionário. O Fato é que a sociedade julga qualquer individuo hoje mais do que nunca pela aparência, são os famosos PRÉ CONCEITO, existentes na grande maioria da população, preconceito não racial, mas um pré julgamento com os indivíduos que fogem dos padrões de conduta da sociedade, como os tatuados, muitas vezes eles são injustamente taxados de doidos, ou são criminosamente excluídos, rejeitados pelos JULGADORES da sociedade, as pessoas hoje tem um hábito de julgar indivíduos muito mais pelo que a pessoa veste, pela imagem da pessoa do que pelas idéias, Hoje a sociedade parou de pensar, de ouvir os outros, vivem no mundo acelerado das coisas, vivem cheios de regras, de padrões e seguem isto religiosamente, perderam a essência da Liberdade, e esses que perderam a essência do SER e da liberdade que julgam aqueles que não tem como seguimento de vida as regras da sociedade, não digo as leis, mas as regras de conduta e vestimenta.


Ninguém pode ou tem o direito de julgar o outro por aquilo que lhe é mostrado pela aparência, pois, aqueles que julgam pela aparência são aqueles invejosos que gostariam de ser livres, de ter a coragem que eles tem de ser livres. A sociedade é tão cruel que impedem das pessoas serem livres, de pensar, é obvio que a formalidade e algumas regras melhoram a sociedade, mas não é fator determinante em caráter da pessoas, muitos bandidos, políticos corruptos, ladrões, criminosos, vestem TERNO, usam gravatas e nem por isso são menos cidadão, e pergunto, qual o motivo da sociedade julgar quem tem tatuagem??? Qual o motivo que tem para julgar pessoas com cabelos grandes, ou que usam brincos, ou que não gostam de formalidades que são só de fachadas, qual o motivo de julgar e ser pré conceituoso com aqueles que decidiram viver pela liberdade??? O problema é que o sistema no qual vivemos hoje e cada vez mais que passa os tempos, seleciona ou favorece aqueles que já atingiram o Nível 4 ou 5 da escala de Maslow, mas para os grandes pensadores, a simplicidade é de fato o ultimo degrau da sabedoria, devemos ser nós mesmos, não devemos perder a essência de quem somos, devemos lutar pelos nossos sonhos, por aquilo que acreditamos, não podemos viver em um sistema que impõe regras de como SER.
Viva a Liberdade do ser!!!
7 Responses
  1. Viva a Liberdade do ser!!!
    Texto brilhante muito bem elaborado, gostei muito do blog, vou ler as outras postagens, se possível comentarei em mais algumas. No mais parabéns pelo belo post.


  2. Celso Filho Says:

    Rander, muito bom o texto. Como o mesmo cita vários fatores, e exemplos, vou fazer um comentário meio "clipping" hahaha e também com alguns questionamentos:

    Quando vc diz sobre os políticos de ternos que roubam milhões, me lembro de novo do tema que me inquieta: a ética.

    Julgamentos diferentes são feitos para os que roubam para comprar drogar ou até mesmo comer, e para os que roubam mundos e fundos de forma engravatada.

    Sobre o fato da imagem não mudar caráter ou idéias, acredito que graças a Deus, a cada dia que passa, esse conceito vêm ficando mais forte, e assim o preconceito caindo por terra.

    É preciso isso, que se manifestem, que protestem, que provem o contrário.

    Uma campanha publicitária atual, do canal futura, faz a seguinte indagação: "Se a informação é livre, qual o valor do conhecimento?"

    Ridícula essa pergunta, e uma pena partir de comunicadores como nós.

    Enquanto a sociedade parece começar a querer fazer "barulho", a mídia tenta de formas bizonhas manipular e nos enfiar goela abaixo suas mensagens.

    Acho que precisamos de um novo Lutero, ou se não daqui uns dias estaremos novamente proibidos de ler livros.


  3. siimas :b Says:

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH
    MEU QUE TUDO

    heheuehueh que ser Publicitária qdo crescer *-*

    haha,
    então ano que vem presto vestibular... agora não sei se pra Jornalismo ou Publicidade e Propaganda *-*

    http://16-teen.blogspot.com/
    (comenta, segue ? rsrs)


  4. temos que viver livre...sem s eprecupar com as aparencias...sem ter medo de ser quem somos...afinal a nossa liberdade esta em nos...e nãp devemos nos prender a poucas coisas...


  5. Rafa Says:

    Totalmente excelete!

    Adorei

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/


  6. ThiagOrnelas Says:

    Caramba cara, que maneiro.
    Adorei seu blog.
    Ótimo texto,muito bem escrito

    Grande abraço, de comunicólogo para comunicólogo

    www.nos4.wordpress.com


  7. Nova Quahog Says:

    LIVRES PRA PODER SER O QUE HÁ DE MELHOR!
    PARABÉNS!


Postar um comentário